Projetos



Observatório da Saúde da Mulher


Em fase de implantação, o projeto consolida a nossa tecnologia social por meio de uma rede de ensino a distância, criando-se uma unidade multiplicadora do conhecimento, utilizando a rede pública de ensino a distância da Universidade Aberta Integrada de de Minas Gerais (UAITEC). Esse projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

Projeto DedicAção


Oferecemos acompanhamento e assessoria de voluntárias capacitadas para mulheres em tratamento no SUS. Nosso objetivo é apoiar e facilitar o atendimento e contribuir com o comprometimento das mulheres portadoras do câncer de mama com o tratamento um período de seis meses.
As atividades dos voluntários são: acompanhamento das mulheres nas consultas médicas,
orientação sobre início e adaptação ao tratamento, dicas sobre alimentação, indicação de benefícios social e jurídico, acolhimento psicossocial e motivacional.

Projeto de Diagnóstico e Tratamento Precoce do Câncer de Mama no SUS


Programa de ação continuada de busca ativa de casos suspeitos e positivos de câncer de mama envolvendo equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Atualmente, está sendo implantado em Sete Lagoas, patrocinado pelo Edital Roche 2015.

Ações principais:
capacitação com utilização do modelo didático Mamamiga;
- monitoramento das mulheres por meio de um sistema de informação, registrando informações nos níveis domiciliar, básico, secundário e terciário, bem como pesquisa periódica;
- busca ativa de mulheres de alto risco para o câncer de mama e priorizadas por idade para a realização de mamografia;
- mobilização social por meio da Rede Pontos de Prevenção;
- evento para o movimento “Outubro Rosa”;
- mutirão visando reciclagem dos profissionais já treinados e a mobilização social no município.

Controle e Avaliação:
Desenvolvimento de um sistema informatizado nos 3 níveis de atenção - busca ativa, confirmação do diagnóstico e tratamento hospitalar - para elaboramos um cadastro único da paciente, monitorando seu fluxo na rede, realizando pesquisas com os dados obtidos e desenvolvendo indicadores que possam melhorar os processos.

Parceiros:

Apoiadores: